Digratis #2 – Alien Swarm

No nosso segundo post de recomendações de joguinhos gratuitos vamos falar sobre um titulo um tanto que obscuro, mas que vale a pena conferir, mesmo que seja para uma jogatina rápida e descompromissada. Hoje falaremos sobre Alien Swarm, um joguinho da Valve que apesar de simples carrega os traços de qualidade característicos da empresa.

Alien Swarm é um top-dowm shooter onde o jogador irá fazer parte de uma equipe de marines que devem combater uma infestação alienígena em mapas de colonias espaciais em um futuro distante. O jogador pode escolher entre 4 classes distintas e 8 personagens para combater a ameaça alien.  Você pode ser um oficial médico encarregado de curar seus companheiros, um especialista em armas pesadas ou um hacker de consoles, abrindo passagem para o time dentre os labirintos das estações. Caso seu perfil seja mais de um lider você também pode ser um “officer”, um marine balanceado que aumenta as capacidades de dano dos seus companheiros.

O game possui uma única campanha single player que pode ser terminada em 1 ou 2 horas no máximo. O foco da jogatina se concentra mais em jogatinas online por matchmaking ou cooperativo com amigos, além é claro de mods e mapas feitos pela comunidade.

Anunciado originalmente em 2005 com o título de Alien Swarm: Infested, o game derivado de um mod de Unreal Tournament 2004 só veria a luz do dia 5 anos depois em seu lançamento oficial, completamente digrátis na Steam.

O game foi desenvolvido pelo mesmo pessoal responsável pelo mod de Unreal, a galera da Black Cat Games, que foram prontamente contratados pela Valve para fazer a transposição do game para a engine source. Esse fato se materializa no game através da funcionalidade do editor de mapas, que permite que o jogador crie seus próprios mapas. A comunidade de mods do jogo é pequena, mas existe, principalmente pelo fato do game ser ótimo pra quem curte fazer mods.

Talvez a única e pior desvantagem desse game é a falta de jogadores ativos, é bem difícil encontrar salas online para  poder jogar o game com uma galera aleatória, provavelmente pelo fato desse estilo de game não ser tão popular atualmente devido a competição com alguns gêneros e titulos específicos que estão em alta. A falta de atualizações a muito tempo também não tem  ajudado a difusão e retenção de jogadores no game. Você pode obter resultados mais satisfatórios jogando com amigos em campanha coop. Sem falar em alguns grupos na Steam promovidos pela comunidade afim de manter a memória do game viva.

Completando um achievement no game você ganha um chapéu para  usar em  Hat Simulator Team Fortress 2.

 

O game é extremamente leve, os gráficos são modestos porém de ótima qualidade e rodam tranquilamente na maioria dos pcs. Vale citar que o game possui muitas pistas visuais caracteristicas da Valve, como alguns sons presentes na saga Left 4 Dead e o estilo de artwork característico da empresa.

É um game simples, recomendado pra quem esta procurando um joguinho gratuito pra promover aquela jogatina com os amigos. Se você se encaixa nesse perfil ou apenas ficou curioso para conhecer o game não deixe de visitar a pagina na Steam clicando aqui.

É muito triste ver um bom game como esse, criado por pessoas com paixão pelo que fazem largado dessa maneira. Mas nem tudo esta perdido! Adicione o game em sua biblioteca da Steam e bora marcar uma jogatina 😉

Sobre Anderson Souza

Anderson Souza

Estudante de Biomedicina, admirador de jogos e vagabundo semi profissional.

Veja Tambem

SuperGameBrothers #37 – Filmes baseados em games

Sejam bem vindos a mais um episódio do Super Game Brothers, o podcast de games aqui …