Superman vs Superman – Ideais do passado e de hoje

adventures_of_superman_612Desde que estreou Man of Steel, sempre rolam infinitas discussões sobre qual a verdadeira personalidade do escoteiro azul. Uns amam o do filme dizendo que é mais verídico outros dizem que o do filme é inconsequente e o dos gibis nunca q ia detonar a cidade toda etc.

Mas embora exista toda essa mudança entre 0 filme e os gibis, isso não é coisa nova. Nos próprios gibis isso acontece há anos, me lembrando uma história um pouco mais recente publicada em Adventures of Superman #612, que relata exatamente a diferença entre essas personalidades e ideais do Superman.

Logo no começo temos um cena dentro de um presídio onde um homem está prestes a receber uma injeção letal como pena por seu crime. Mas o mesmo afirma desesperadamente que é inocente dando muito trabalho para os guardas aplicarem a injeção.adventures-of-superman-612-a-cara-do-autor-pdf-004

Nesse momento um ser superpoderoso vestindo azul e capa vermelha entra quebrando carregando dois sujeitos. Um é verdadeiro culpado do crime com uma confissão assinada e outro é o próprio governador do estado para dar resolver logo esse mal entendido.

Para quem já leu as primeiras histórias do Superman, sabe bem que isso é uma referência a um dos primeiros casos que o herói resolveu. Outras situações semelhantes a Era de Ouro acontecem, mas aqui elas tem um propósito além do fan service.

Embora hoje seja visto um cara totalmente obediente a todas as leis, principalmente as do EUA, o Superman da Era de Ouro costumava resolver as coisas de maneira mais drástica. Melhor dizendo, ele dava porrada mesmo e ainda aterrorizava os vilões.

Ele não se preocupava muito com a questão da opinião pública, focando apenas em resolver aquela situação o mais rápido possível. Uma situação que mostra isso é já da segunda edição de Action Comics, onde o Superman se envolve um uma guerra entre dois países latinos.

O para resolver de vez a briga ele sequestra os líderes dos dois países e colocam os dois cara a cara para resolverem as coisas ali na porrada mesmo, ao melhor estilo Clube da Luta, ou então o próprio Superman vai acabar com os dois. Ao final os dois líderes terminam se entendendo de forma mais amigável.digitalizar0032

Imaginar o Superman da atualidade fazer coisas assim é meio impossível, já que ao fazer isso ele infligiria várias leis internacionais. Podemos ver essa mudança de atitude na primeira história do Batman e os Renegados, onde o Batman pede ajuda da Liga para resolver uma situação de guerra em Markovia, mas o Superman diz que a Liga não vai se envolver. Podem entender melhor lendo a cena abaixo.0006

Agora que se familiarizaram com esse diferença vamos voltar a história que motivou o post. Enquanto vários dos casos desse novo herói são relatados, Clark está assistindo a uma palestra de um velho jornalista chamado Benjamin Conrad. Jornalista esse que segundo o Clark foi o que motivou a seguir a mesma carreira.

Em um jantar após a palestra os dois conversam sobre o novo livro que Conrad está prestes a lançar, intitulado como “Herói dos Oprimidos”. Após ler uma prévia do livro Clark logo percebe semelhança do herói recém aparecido com o protagonista do livro e resolve ir conversar com Conrad para entender melhor esse caso.adventures-of-superman-612-a-cara-do-autor-pdf-009

Ao chegar lá e jogar Conrad explica que não sabe o motivo exato, mas assim que começou a escrever o seu personagem começou aparecer por ai em carne e osso. Clark diz para bem dar um fim logo em tudo isso deletando a história original. Clark diz que embora seus atos possam ser benéficos, ninguém sabe até quando Conrad poderá manter o controle sobre o novo herói.

O velho jornalista ainda não quer desistir, mas ao ver um noticiário, em que seu herói está envolvido em uma briga com o exército após ser mal interpretado enquanto protegia imigrantes de policiais corruptos, Conrad resolve deletar o arquivo original e dar um fim ao herói. Fato esse que acontece, só que antes de sumir totalmente o Herói encontra o verdadeiro Superman, deixando uma inspiradora mensagem para o Azulão.adventures-of-superman-612-a-cara-do-autor-pdf-020

Sobre Plataforma Geek

Plataforma Geek

Admin da porra toda.

Veja Tambem

[Resenha Miojo] Essa Bunch é um Amor

Na resenha miojo de hoje vou falar sobre minha última leitura: Essa Bunch é um …