Plataforma Indica #58 – A Mulher Faz o Homem

20341557A Mulher Faz o Homem (Mrs Smith Goes to Washington)
Elenco: James Stewart, Jean Arthur
Direção: Frank Capra
Ano: 1939
Prêmio: Oscar de melhor roteiro original

Com o processo de impeachment da nossa presidente no senado, me fez relembrar desde maravilhoso filme de Frank Capra. E como meus posts são em sua maioria sobre gibis antigos, com os filmes o gosto é semelhante. Então mais uma velharia para vocês.

Nos momentos inicias do filme após a morte de um senador, podemos ver o grande esquema de corrupção que abrange diversos políticos e setores da imprensa, construtoras etc. Agora o problema desse corruptos é escolher quem ficara no lugar do senador morto, que também fazia parte do esquema.

Logico que eles querem manter alguém que eles controlem para ocupar o cargo, mas os nomes que eles tem a sua disposição estão entre “Bolsonaro” e “Jean Willys”, ou seja, não vão ter aceitação popular já que são dois sem noção. Mas após um jantar com sua família, o governador que ficou encarregado de selecionar os candidatos escuta dos seus filhos sobre um tal de Jefferson Smith, líder dos escoteiros que foi considerado um herói por ter apagado um grande incêndio sozinho.

O governador depois de relutar termina aceitando a ideia dos filhos e indica o tal de Smith para ocupar o cargo vago de senador. Os grandões reclamam mas terminam chegando a conclusão que um jovem inocente vai ser bem mais fácil de ser manipulado.01

Acontece que Jeff Smith mesmo sendo bem inocente em relação a política, é um jovem idealista e incorruptível. Fato esse que seria irrelevante para os corruptos já que o cargo era temporário, mas a partir do momento que Smith tem outro planos para um local onde os corruptos estão lucrando com propina de uma grande construtora as coisas mudam completamente.

A partir daqui rola de tudo que já estamos bem acostumados a ver aqui no Brasil, grandes empresários lucrando e comprando tudo e todos, falsas acusações, todos os meios de comunicação corrompidos, etc. Mas mesmo com toda a corrupção ao seu redor e mentiras para seu lado Jeff Smith se mantem firme mas até quando ele vai poder resistir você vai ter que assistir ao filme.02

Umas das coisas em que Frank Capra era excelente, era em fazer filmes que tocam o coração das pessoas. Esse aqui é um bom exemplo disso e tem cenas muito memoráveis como quando Jeff descreve para Sanders, sua secretária, como era a local de onde ele veio. Ou quando Jeff visita a estátua de Lincon e lógico a parte final do filme que é maravilhosa. Como disse antes a escolha do filme foi porque além da situação política quem estamos vivendo, esse filme está no catálogo da Netflix. Então não tem desculpa de dizer que é difícil achar porque é antigo. Bom filme a todos!

Sobre Plataforma Geek

Plataforma Geek

Admin da porra toda.

Veja Tambem

Plataforma Indica #62 – Batman: Assault on Arkham

Se você saiu do cinema tão putinho chateado quanto eu após assistir ao confuso e …