Plataforma Indica #59 – Fallout New Vegas

Fallout…. ahh série que amo. Com essa declaração que começo a falar desse magnifico game, que me fez ficar igual aqueles memes onde o cara sai da caverna, já que fiquei o feriadão todo no quarto jogando sem parar.

Mas com o Fallout 4 o cara vai falar do New Vegas? Pois vamos por partes. Bem Fallout é um game com temática pós apocalíptica mas baseada na visão futurista dos anos 50, que considero o ponto mais forte da série e foi uma das coisas que me conquistou logo de cara juntamente com sua trilha sonora que é um show a parte.

O bom da série é que eles levam tão a sério isso que tudo no game como posters, computadores, eletrodomésticos, automóveis e outros são ao estilo dos anos 50. Inclusive as Power Armor utilizadas pela “Irmandade do Aço” que embora nos games atuais esteja levemente com um visual mais moderno, tem todo um visual daqueles de filme B sci-fi misturado com steampunk.Fallout_New_Vegas_T-51b

Como dito antes a temática do game é após a humanidade ter destruído todo o mundo com armas nucleares. Por isso o cenário é aquele que foi popularizado pelo Mad Max, inclusive tem muitas referências ao filme.Mad_max_fallout_3_comparison

Agora falando diretamente do game, quem conheceu o premiado Fallout 3 não deve achar muitas novidades nesse game. Mas isso não quer dizer que ele seja ruim, apenas que utiliza o mesmo motor gráfico com leves melhorias em algumas expressões faciais, mas nada de grande destaque.

Agora uma adição que achei legal foi o que o game chama de modo “Hardcore”. Onde ele simula situações reais como sede, sono e fome, além das clássica radiação e outros “debuffs” do game. Então durante suas viagens, mesmo nas “fast travels”, seu personagem vai sofrer sintomas como desidratação caso não beba constantemente. E se for água suja vai matar a sede mas aumentar a radiação no corpo. Esse detalhe deixa o game bem mais divertido e desafiador para gamers mais experientes.

Mas para quem nunca jogou o game, a série Fallout teve uma mudança de jogabilidade na sua terceira versão ficando ao estilo FPS como muitos games de tiro que tem por ai. Acontece que Fallout antes de tudo é um RPG, então eles mantiveram os elementos dos seus antecessores, como os “AP” ou “Action Points, uma função onde o game dá uma “pausa” e é possível escolher uma parte do corpo do inimigo que vai sofrer o dano assim como nos games clássicos da série.falloutnv2

Por falar em RPG outra elemento desse estilo é textos e mais textos. Então não se engane e ache que só vai sair metendo headshot em todo mundo porque tem muita coisa pra fazer além da história principal e por falar nela, se comparada a outros games da franquia, a história principal não de outro mundo. O protagonista inicia o game após uma cirurgia de emergência, pois sofreu uma emboscada levando um tiro na cabeça. O motivo da emboscada era pegar uma tal de Ficha “Platinium”. Agora o protagonista vai buscar respostas atras dos responsáveis e consequentemente descobrir mais sobre essa ficha.

flat,1000x1000,075,f.u1Bem a história principal se resume a isso, mas é logico que há milhares de ramificações nessa trama toda, com muita coisa para fazer antes do desfecho. Aqui considero outro ponto bastante positivo do game, já que existem muitas missões secundárias para fazer. Muito bem variadas, que podem ser simplesmente tirar fotos de locais ou devastar totalmente uma tribo, compensando assim a falta de inovação no motor gráfico.

Além da clássica Irmandade do Aço que é um dos maiores símbolos da série juntamente com o Vault Boy, existem várias facções como a Legião de Cesar, Grandes Khans, Diabos, Exército da NCR e etc. Cada uma dessas facções tem sua fama específica, que também é uma novidade no game já que no Fallout 3 por exemplo existia uma fama geral para todos os NPC’s. Todas essas atitudes influenciam no final do game por isso recomendo muito tentar completar todas elas para obter um final mais completo e compensador.

 

Sobre Plataforma Geek

Plataforma Geek

Admin da porra toda.

Veja Tambem

Plataforma Indica #62 – Batman: Assault on Arkham

Se você saiu do cinema tão putinho chateado quanto eu após assistir ao confuso e …