Plataforma Indica #8 – Stronghold

Só de lembrar novamente desse jogo, dá vontade de largar esse texto e começar a jog…

Eu não o conheci em 2001, ano de seu lançamento, e mesmo começando a jogar numa época em que seus gráficos já estavam ultrapassados (hoje então nem se fala), a felicidade foi enorme.

Stronghold é um jogo de estratégia produzido pela Firefly Studios, que só está viva até hoje graças a esta franquia, sendo ao todo 10 títulos. Mas o que importa mesmo é o piloto deste projeto, digno deste post 14 anos depois do lançamento.

O jogo se passa na Era Medieval, e tem a premissa básica “monte seu reino e batalhe”. Porém, diferente de seu amigo Age of Empires, a administração do reino é bem mais complexa. Se precisar de comida não bastará matar um animal, você deve passar por todo o processo. Para se conseguir pão por exemplo; plante o trigo, colha o trigo, moa o trigo, armazene as sacas de farinha; depois disso tudo o padeiro pode vir fazer o pão para seu povo. E seu exército? Não surge magicamente da madeira e do ouro; explore o ferro nas minas, armazene o ferro, o ferreiro faz a espada e a armadura, e se você tiver dinheiro e população, ficará feliz em contratar seu soldado!

Todos os elementos no jogo são detalhados como exemplifiquei acima, isso o torna mais realista e desafiador, pois deverá pensar no bem-estar do seu reino ou o povo poderá abandoná-lo também. A campanha do jogo tem uma história interessante e poderá ser mais apreciada ainda na versão dublada do jogo. E acredite, ela ficou muito legal.

Se não é muito fã de uma volta ao passado, se você seu fresco sente ojeriza com gráficos antigos, experimente a última versão da franquia o Stronghold Crusader II.

Espero que gostem da dica! Abaixo algumas fotos dessa obra maravilhosa:

 

 

Sobre Plataforma Geek

Plataforma Geek

Admin da porra toda.

Veja Tambem

Plataforma Indica #35 – Earthbound

Earthbound / Mother 2 Data de lançamento inicial: 27 de agosto de 1994 Projetista: Shigesato …

  • Bruno Aleixo

    Vou baixar