Plataforma Indica #55 – A Montanha e o Rio

A Montanha e o Rio faz valer esse quadro de recomendações, pois se trata de um livro um ótimo livro, mas que no Brasil não ganhou a notoriedade que deveria, muito embora os números de venda sejam bons. Muito embora seja (na minha opinião) um dos maiores romances históricos já escritos.

A Montanha e o Rio é um livro escrito pelo romancista Chinês Da Chen. Ele possui outras obras publicadas, mas A Montanha e o Rio é sem duvida sua obra prima maior.

Sinopse: No auge da Revolução Cultural chinesa, Ding Long, um jovem e poderoso general, gera dois filhos. Um deles, legítimo. O outro, nascido de uma jovem camponesa que se atira do alto de uma montanha pouco depois do parto. Tan cresce em Beijing, cercado de luxo, carinho e conforto, ao passo que Shento é criado nas montanhas por um velho curandeiro e sua esposa, até que a morte do casal o leva a um orfanato onde passa a viver sozinho, assustado e faminto. Separados pela distância e pelas condições de vida, Tan e Shento são dois estranhos, que crescem ignorando a existência um do outro. ‘A montanha e o rio’ narra a saga desses dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando se mesclam aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX.

772508114975000Uma vez que a sinopse foi dada só resta dizer que o desenvolvimento da historia é interessantíssimo, com um esquema de capítulos que alternam entre os acontecimentos decorrentes na vida dos dois irmãos, isso funcionou muitas vezes para que eu pudesse respirar em determinados pontos do livro. Confesso também que na primeira vez que li o livro ignorei completamente alguns capítulos tamanha era a vontade de acompanhar a evolução de um dos personagens. Mas da segunda vez eu fiz direitinho e pude me controlar e seguir a ordem correta.

A historia é bastante densa e mostra a realidade completamente distinta de dois irmãos cujo destino toma conta de estreitar os caminhos da vida para o inevitável.

Enquanto um busca ascender para o mundo deixando pra trás o passado no orfanato com todo o sofrimento e humilhação, outro se vê caindo junto do sistema politico da época, encontrando-se na obrigação de encontrar seu lugar no mundo.

Vale ressaltar que mesmo não sendo um livro extremamente conhecido Brothers (titulo original), foi nomeado o melhor livro do ano de 2006 pelo The Washington Post, San Francisco Chronicle, Miami Herald e o Publishers weekly.

Coloque A Montanha e o Rio em sua estante no skoob.

Sobre Plataforma Geek

Plataforma Geek

Admin da porra toda.

Veja Tambem

Plataforma Indica #62 – Batman: Assault on Arkham

Se você saiu do cinema tão putinho chateado quanto eu após assistir ao confuso e …